IPVA Atrasado 2021 PR: Como Pagar, Parcelamento, Valor da Multa e Consulta

Com o número de contribuições que precisam de ser feitas anualmente, nem sempre é possível cumprir com todos os impostos. No caso do IPVA Atrasado 2021 PR, os contribuintes que estiverem nessa situação de atraso ainda podem correr atrás e conseguir fazer o pagamento do valor do IPVA Atrasado 2021. Continue acompanhando as próximas linhas de texto e saiba como você pode seguir com a regulamentação do seu IPVA.

IPVA Atrasado 2021 PR

IPVA Atrasado 2021 PR

IPVA Atrasado 2021 PR

A cobrança do IPVA 2021 ocorre em todos os anos antes da realização do licenciamento dos veículos. O Detran apresenta esse imposto com uma natureza obrigatória, e na falta de seu pagamento são aplicadas sanções na forma de multas e outras penalidades.

Por isso, mesmo no caso de contribuintes que não conseguem fazer o pagamento IPVA dentro do tempo estabelecido, é preciso buscar quitar o tributo para que as penalidades aplicadas não se façam sentir com maior intensidade.

✔ Saiba também como emitir a CNH Social no Paraná.


Como Pagar IPVA Atrasado 2021 PR

O Detran já conta com todo o processo que precisa de ser seguido para o pagamento do IPVA Atrasado 2021. Para quem precisa de fazer esse pagamento, primeiro será preciso fazer a emissão do guia de pagamento, o que pode ser feito por meio do site oficial do Detran do seu estado.

É preciso que o contribuinte que pretende quitar esse imposto saiba que o seu valor pode ser pago de duas formas, primeiro de forma total/integral, e segundo na forma parcelada. Quem for a optar por fazer o pagamento em parcelas contará com 3 divisões do valor total.

Como Pagar IPVA Atrasado 2021 PR

Como Pagar IPVA Atrasado 2021 PR

Como Parcelar IPVA Atrasado

Por ser uma opção de pagamento que é bastante flexível e eficiente levando em consideração a situação dos brasileiros, o parcelamento IPVA atrasado pode ser realizado de forma online, bastando que para isso você siga o passo a passo apresentado a seguir:

  • Primeiro entre no site oficial do Detran do seu estado;
  • Com a página já carregada, continue clicando na opção “Consulta de Débitos”;
  • Continue indicando as informações que são solicitadas (número da placa do veículo e o RENAVAM);
  • Agora será preciso fazer a emissão do guia de pagamento e depois indicar a forma de pagamento – selecione a opção que permite o pagamento em parcelas;
  • Tendo feito isso, vá a uma das agências bancárias ou casa lotérica mais próxima da sua residência para quitar o guia de pagamento/boleto emitido.

Multa IPVA Atrasado

Ao descumprir com a data de pagamento estabelecida pelo DETRAN, a entidade aplica uma multa ao contribuinte que observou o atraso. O valor dessa multa é correspondente a 20% do valor total que você teria que pagar pelo seu IPVA + 1% equivalente ao mês em que o atraso foi verificado.

Consulta IPVA Atrasado

Em seu estado você pode ter acesso aos valores do IPVA que estão em atraso. Para pode conferir esses débitos será preciso seguir os passos exibidos, já a seguir:

  • Comece por acessar o site oficial do DETRAN do seu estado;
  • Em seguida indique o número da placa de sua viatura e o RENAVAM;
  • Em seguida clique em “Consultar”. Na próxima página já será possível verificar o valor em atraso.
Consulta IPVA Atrasado

Consulta IPVA Atrasado