CNH Digital PR 2021: Como Cadastrar e Ativar a CNH Digital 2021

A sua Carteira de Habilitação física agora tem a opção de estar no seu telefone (Resolução n.º 598/2017 do Contran). A CNH digital PR 2021 também chamada de CNH-e ou Carteira Eletrônica é opcional e não obrigatória. Vale muito ter a versão digital pelos benefícios da mobilidade, de não ter que carregar a carteira física e correr o risco de perder, e ter acesso mesmo sem conexão com a internet.

A validade da CNH digital tem a mesma validade que a carteira física, agora com o novo decreto passa a ter validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade, cinco anos para condutores com idade maior que 50 anos. E para condutores com 70 anos ou mais a renovação é a cada três anos.

A versão da CNH Digital está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para sistemas Android ou IOS em smartphones e tablets. Para cadastrar a versão virtual é necessário que a CNH física atual do condutor tenha na versão o QR Code, somente CNHs emitidas a partir de 02 de maio de 2017 estão nessa versão.

CNH DIGITAL PR

CNH DIGITAL PR

Cadastro CNH Digital PR

Para cadastrar sua CNH Digital siga o passo a passo:

  • PASSO 1 – Verifique se sua CNH física atual tem o QR Code (na parte interna), somente CNHs emitidas a partir de 02 de maio de 2017 estão na versão QR Code. Antes de continuar, verifique  se você tem um usuário cadastrado em “Gov.br”
  • PASSO 2  Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu aparelho.
  • PASSO 3  O App vai abrir a tela com a opção: “Entrar com gov.br” – digite seu CPF e clique em “Avançar”. Agora digite a senha e clique em “Entrar”.
  • PASSO 4 – Na próxima tela clique na opção “Habilitação” depois clique em “Toque para baixar sua CNH”;
  • PASSO 5 – O próximo passo é criar uma chave de acesso com 4 dígitos. Repita a chave de acesso no segundo quadro abaixo e clique em “Cadastrar. Pronto, nesse momento sua CNH está adicionada.
  • PASSO 6 – Clique nos três pontinhos no canto inferior direito da tela e em “Exportar”. Digite a Chave de Acesso que foi criada e escolha “Exportar” novamente. Pronto, agora é só compartilhar a versão CNH digital (PDF) em algum App caso queira.

Dúvidas frequentes

Minha CNH ainda não tem QR Code, e agora?

Nesse caso é necessário emitir a segunda via da CNH junto ao Detran e pagar a taxa respectiva. As carteiras de habilitação com versão QR Code foram emitidas a partir de 02 maio de 2018. Se a sua carteira é na versão antiga, é necessário pedir a segunda via ou renovar a impressa, para depois fazer o cadastro na versão digital.

Minha CNH está vencida, posso baixar a versão digital mesmo assim?

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) existem situações em que é possível sim.

  1. Quando o condutor acabou de passar no exame prático.
  2. Renovou a CNH.
  3. Solicitou a segunda via do documento. Nestes casos é possível baixar a CNH Digital antes de receber o documento físico. Lembrando que continuará vencida na opção 2 e 3, até que seja pago a via do documento.

Reply