Como pagar IPVA 2021 pelo PIX: Regras (Passo a Passo)

Novas tecnologias trazem sempre novos questionamentos, principalmente quando a inovação vem para mudar um processo já seguido por um bom tempo. No caso do pagamento IPVA 2021 pelo PIX não é diferente, uma vez que com o surgimento do PIX, muitos contribuintes se vem tentados a aderir a essa nova forma de pagamento.

Se você já usa o PIX ou pretende usá-lo, então não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post para saber como pagar IPVA 2021 pelo PIX.

Como Pagar IPVA pelo PIX 2021

Como Pagar IPVA pelo PIX 2021

O que é PIX

 O PIX nada mais é do que uma nova tecnologia que permite a realização de transferências e pagamentos de forma rápida. Por meio do PIX o seu pagamento é processado em até 10 segundos, o que no pagamento tradicional não é possível – geralmente a transação leva dias para ser concluída.

Devido eficiência trazida pelo PIX, o banco central resolveu adotar essa tecnologia como uma das opções para o processamento de pagamentos remetidas pelos usuários dos serviços bancários brasileiros. Por isso, vale a pena saber como você pode usufruir dessa rapidez na hora de quitar os seus impostos – confira nos próximos tópicos.

Leia mais notícias sobre o DETRAN Paraná:

Formas de Pagamento do IPVA

O IPVA 2021 é um imposto exigido anualmente pelo governo estadual, e o seu pagamento é de natureza obrigatória para os proprietários de um veículo automotor. A sonegação deste tributo pode resultar em multas, apreensão do veículo ou até mesmo perda de pontos na CNH.

Para regularizar a sua situação em relação ao IPVA você pode seguir uma das formas de pagamento indicadas abaixo:

  • Pela internet;
  • Pelas terminais de autoatendimento;
  • Pelas casas lotéricas;
  • Pelo débito automático na conta;
  • Direto nos guichês da Caixa;
  • E outros canais de atendimento disponibilizados pela sua instituição bancária.

Como pagar IPVA 2021 pelo PIX

O IPVA 2021 já pode ser pago de forma instantânea por meio do PIX. Lembrando que esse sistema adotado pelo banco central também possibilita o pagamento de vários outros impostos e taxas de serviços, isso sem mencionar o fato de ser possível efetuar a transferência de valores monetários de uma pessoa para a outra.

A tecnologia está disponível em todos os bancos do país, o que significa que você pode usar os seus serviços bancários para quitar o IPVA sem sair de casa – veja como, já a seguir.

Passo a passo para pagar IPVA pelo PIX

Pagar o IPVA 2021 pelo PIX é bastante simples e intuitivo. Para seguir pelo processo de pagamento basta apenas acompanhar as etapas abaixo:

  • Comece por emitir o guia de pagamento IPVA no site do DETRAN do Paraná. Tendo esse documento em mãos, abra o aplicativo de seu banco e clique na opção <<Pagamento>>;
  • Insira os dados exigidos ou faça um Scan do Qr Code para aceder a essa informação;
  • Em seguida basta confirmar todos os valores cobrados e os dados informados;
  • Agora selecione a opção PIX e finalize o seu pagamento.

Assim que você tiver completado as etapas acima, dentro de instantes sistema do PIX completará o seu pagamento.

Reply